Seja nosso cliente

Seja nosso cliente

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vazamento de mercaptana gera multa ( UFESP)

Transpetro, em Santos, é multada em R$ 87mil por emissão de odores.

Vazamento de mercaptana, ocorrido no Terminal da Alemoa, se estendeu por várias horas. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB aplicou, em 09.05, multa no valor de 5.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESP, correspondente a R$ 87.250,00, à Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, na cidade de Santos, pela emissão de odor, ocorrida em 06.05, causando incômodos por várias horas, em diversos bairros.

Segundo técnico da Agência Ambiental de Santos, da CETESB, o acidente ocorreu por volta das 23h00, do dia 6 de maio, durante manutenção de rotina na unidade de gás liquefeito de petróleo, no Terminal da Transpetro, situado na Rua Albert Schweitzer, n º 197, no Bairro da Alemoa.

No processo de despressurização de uma linha de 10 polegadas, ocorreu o vazamento de vapores de água com alta concentração de mercaptanas para a atmosfera. Esse produto, utilizado para odorizar o gás liquefeito de petróleo, para evitar acidentes em caso de vazamentos, tem como característica o baixo limite de percepção da ordem de 0,001 ppm (partes por milhão).

Desta maneira, mesmo após o estancamento do vazamento, o odor permaneceu na atmosfera gerando reclamações da população. A Transpetro é considerada reincidente, pois ocorrência semelhante, envolvendo emissão de mercaptanas, foi atendida pela CETESB em 2009.

Texto – Newton Miura.
Fotografia – Agência Ambiental de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário